folder_openAuto

Chuvas e enchentes? Como não perder o seguro

Você sabe o que fazer durante uma enchente? Confira as dicas para você não perder seu seguro.

Chuvas e enchentes? Como não perder o seguro

O mês de fevereiro deste ano (2020) foi um dos mais chuvosos em vários estados como São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro. Em alguns destes locais em apenas 3h foram mais de 50% do volume esperado para o mês inteiro.

Nestes casos, a atenção deve ser redobrada principalmente em vias que podem oferecer risco de alagamento ou que já estejam nesta situação.

Por este motivo vamos mostrar algumas dicas que várias seguradora estão apresentando, sobre como proceder nesta situação.

Quando estiver chovendo fique atento a ponto de alagamento para tentar evitá-los, como também semáforos apagados, lâminas d’água, dentre outras situações que ofertem perigo.

Leia também...

Rogério Hashimoto (superintendente técnico automóvel) ressaltou que dirigir na chuva pode ser muito perigoso, principalmente quando existe a possibilidade de aquaplanagem (deslizamento sobre a água).

“Nesse caso, a formação de poças sobre o asfalto faz com que a via fique escorregadia, reduzindo o contato do pneu com o solo. Com isso, o tempo de frenagem do veículo aumenta, assim como a possibilidade de derrapar”, afirmou.

 

Em caso de enchente

É muito importante neste caso, não frear bruscamente, seja em pista reta ou em curva. Outro ponto muito importante é não acelerar demais já que a aderência na pista é menor quando molhada.

“O condutor deve observar o rastro dos pneus do carro à sua frente, se ele sumir muito rápido, é sinal de que há água em excesso na pista” afirmou Hashimoto.

Sua atenção dever ser dobrada no trânsito em dias de chuva forte. De acordo com Hashimoto o primeiro passo é manter a velocidade cerca de 30% abaixo do limite máximo da via.

Chuvas e enchentes? Como não perder o seguro

Ato simples como citado acima podem evitar colisões, por exemplo. Outro ponto a se considerar é manter uma distância segura do carro a sua frente nestes momentos.

Durante seu trajeto atente-se a perca de visibilidade ou dificuldades na condução do veículo. Caso estas situações venham ocorrer procure um local seguro para ficar.

O que fazer durante uma enchente

No caso de enchente ou mesmo inundação, é de extrema importância analisar qual a altura da água em relação ao seu automóvel. Está medida não deve ultrapassar a metade da roda.

A partir desta altura torna-se arriscado a travessia. No entanto, se for possível você atravessar, busque manter o carro com primeira marcha engatada, com uma velocidade continua.

Durante uma enchente toda a parte elétrica e estofada do veiculo podem ser danificadas. Por este motivo e tão importante atentar-se ao nível de água na pista durante a chuva.

É comum que muitos seguros ofereçam coberturas de intempéries (mau tempo ou tempestade), tais como: chuvas, ventos, queda de arvores, dentre outros. No entanto, atentem-se as possíveis exclusões do seguro.

Confira algumas das dicas mais importantes do que fazer durante as chuvas:

  • O nível de água máximo é quando a água está até metade da roda;
  • Mantenha a primeira marcha e a rotação alta do motor;
  • Dose o pé na embreagem, para o carro não pedir segunda marcha;
  • Ao se deparar com água na pista durantes as chuvas, nunca passe correndo por ela. Este ato pode ocasionar uma entrada de água na fissura ar do motor causando calço hidráulico;
  • Caso entre em uma via que não conheça e esteja com o começo de alagamento, não prossiga, pois pode haver buracos e outros obstáculos;
  • Em casos que o nível da água suba rapidamente, busque de forma rápida um local seguro;
  • Se o carro morrer durante a enchente, não tente dar partida, já que o motor pode aspirar a água e acabar danificado;

O Seguro Cobre danos de chuvas e enchentes?

Então ao contratar um seguro atente-se a todas as suas coberturas já que desastres naturais podem acontecer principalmente em grandes cidades como São Paulo.

Ao se deparar com uma região alagada procure alternativas para seguir seu caminho. Caso você decida atravessar uma região alagada a seguradora pode levar à perda de cobertura.

Nestes casos a seguradora pode considerar que você assumiu o risco, assumindo quaisquer dados que possam ocorrer. Contate-nos através deste link para cotar a melhor seguradora com o melhor custo benefício. Fazemos isso por você.

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Essa matéria foi relevante? Vote !

5/51 rating

Publicações Relacionadas

AutoSeguro

Seguro para moto vale a pena?

0

Por conta de sua agilidade e economia é comum vermos muitas motocicletas nas rua. Entretanto, será que estes estão livres de um sinistro? Saiba mais.

Deixe seu Comentário

Viva o hoje, o Amanhã e o Futuro Deixe com a Gente!

A melhor maneira de proteger sua renda e da sua família em todos os momentos. Na sua ausência, garanta amparo financeiro a sua família.
Click e Surpreenda-se !

Menu